quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Brasil alcança maior safra da história, diz ministro da Agricultura

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, informou nesta quinta-feira (9) que o Brasil alcançou a maior safra da história do país com 165,92 milhões de toneladas de produção, em uma área plantada de 50,81 milhões de hectares. A notícia foi comunicada à presidente Dilma Rousseff nesta manhã no Palácio do Planalto.

"A presidente disse "Que beleza"!", informou o ministro Mendes Ribeiro. "Ela mostrou uma satisfação muito grande, destacou a pujança do agronegócio brasileiro, comentamos inclusive a criação do conselho do agronegócio que está sempre presente nessa situação ajudando, apontando caminhos, alertando para situações", completou o ministro.
De acordo com Mendes Ribeiro, o país poderá alcançar ainda este ano o volume histórico de 170 milhões de toneladas. Os números apresentados se referem ao 11º levantamento da safra, realizado entre 22 e 28 de julho.

"Atingiremos, talvez, os 170 milhões de toneladas ainda este ano. Isso é uma noticia extremamente boa. Essa é uma notícia que fortalece ainda mais o produtor brasileiro, fortalece aqueles que trabalham no campo, que produzem e mostram que o Brasil está cada vez mais caminhando para uma política agrícola com resultados objetivos para a produção", afirmou.
Entre os destaques da safra, o ministro apontou a produção de milho. "A safrinha do milho se tornou safrão. Foi surpreendente e sem dúvida contribuiu de forma decisiva para que elevasse esses números", afirmou. 

ECONOMIA
O ministro Mendes Ribeiro também informou que os números da safra poderão contribuir para a retomada do crescimento da economia do país no segundo semestre. Recentemente, diversos órgãos reduziram a projeção de crescimento do PIB do país para 2% em 2012. Para o ministro, os baixos números da agricultura nos primeiros meses do ano não surpreenderam.
"No primeiro trimestre, sempre o dado é ruim no que diz respeito a agricultura. Porque pega o início, pega as coisas começando a acontecer. Então, ao ministro não surpreendeu. Surpreenderá a todos o número que vier a acontecer agora. O Brasil é um país agrícola, um país que tem na sua agricultura um grande fator de desenvolvimento. A mola propulsora do desenvolvimento brasileiro foi e tem sido a agricultura, que não vai deixar de ser e não vai deixar de dar a sua contribuição para o momento difícil que o país possa estar, de uma forma ou de outra, enfrentando diante das crises mundiais", disse.
 
CÓDIGO FLORESTAL
O ministro não quis comentar as negociações conduzidas pelo Planalto para votação da MP do Código Florestal no Congresso.
"Não vou falar sobre Código. O Código é uma questão política, a articulação política está a cargo da ministra Ideli [Salvatti, ministra das Relações Institucionais]. Os acordos e encontros que tinham de ser feitos, foram feitos, inclusive conversei com o Henrique [Alves, líder do PMDB na Câmara] ontem. Agora, vamos tocar, vamos votar. Do meu ponto de vista, o Código é uma coisa que passou. Nós tinhamos uma legislação de 1965 e estamos adequando uma legislação aos tempos de hoje. Isso é importante", afirmou.
Questionado sobre a falta de quórum na comissão criada no Congresso para analisar o novo Código Florestal, o ministro desconversou: "Vai ver que teve gente que não acordou em tempo". 

Fonte: Site Uol.