Monitoria



Monitoria é um instrumento adotado pela Instituição e o curso Administração para propiciar aos alunos de graduação o aperfeiçoamento nas atividades acadêmicas e o incremento de seus conhecimentos acerca do conteúdo das disciplinas do curso.

A função básica do aluno monitor é auxiliar os demais discentes na realização de trabalhos acadêmicos e colaborar com o docente na preparação de seminários, em aulas práticas e estudos, se for o caso, relacionados com os conteúdos da disciplina.
Desta forma, a monitoria objetiva um melhor aparelhamento dos cursos da Instituição e também o aproveitamento dos alunos que apresentam melhor desempenho e aptidão para a função Assim, é incumbência do monitor auxiliar seus colegas no estudo e no desenvolvimento das disciplinas, orientando-os na realização de trabalhos individuais e de grupos e na obtenção de dados e elementos necessários a suas atividades.

O processo de seleção para a monitoria é organizado pela Coordenação dos Cursos envolvidos, mediante indicação dos Professores que serão responsáveis pela elaboração das provas e análise do histórico escolar dos alunos inscritos. O processo seletivo será divulgado em Edital nos murais oficiais da Faculdade, constando as disciplinas oferecidas, critérios utilizados para a seleção e normatização do processo.

Os candidatos serão submetidos a provas específicas nas quais deverão demonstrar capacidade de desempenho em atividades técnico-didáticas de determinada disciplina e entrevista individual. Na seleção dos candidatos, será levada em conta a assiduidade, conduta, capacidade, bem como as notas de provas e exames realizados no ano letivo anterior. Caso haja apenas a apresentação de um candidato para cada disciplina a ser monitorada, poderá haver dispensa de aplicação de provas específicas, a critério da coordenação do curso. Para a função de monitor de determinada disciplina somente poderá ser selecionado o aluno regularmente matriculado.

Cada monitor receberá, ao final do período de suas atividades como monitor um certificado de monitoria, que poderá ser apresentado como carga horária de Atividades Complementares e/ou Estágio Curricular Supervisionado.


Para maiores detalhes em relação à Monitoria, consultar Regulamento de Monitoria.

Edital de Seleção de Monitores AGRON 2015-1

Regulamento de Monitoria