Extensão



Extensão, entendida como prática acadêmica que interliga a Instituição de Educação Superior (IES) nas suas atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da sociedade civil, possibilita a formação do profissional cidadão e se credencia, cada vez mais, junto à sociedade, como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes. 
É importante consolidar a prática da Extensão, possibilitando a constante busca do equilíbrio entre as demandas socialmente exigidas e as inovações que surgem do trabalho acadêmico.

Nas atividades de extensão, os profissionais têm a oportunidade de traduzir para o campo operativo os conhecimentos que a instituição vem produzindo. 

Nesta perspectiva, a aproximação da IES com a sociedade deve ocorrer tendo como norte a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pois a tradução do conhecimento científico no campo operativo exige profissionais com competência para a produção do conhecimento científico e técnico, assim como exige habilidades de socializarem esses conhecimentos para segmentos da sociedade, de forma a contribuir para sua autonomia.

A Extensão Universitária passou a ter uma relevância na prática acadêmica à partir da Constituição Brasileira de 1988, quando formulou o princípio de indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão e no Artigo 43 da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) ao estabelecer que a Educação Superior tem como uma de suas finalidades estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em partícular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

Consolidando estas referências legais podemos compreender a Extensão como difusão e transferência do conhecimento produzido no ambiente acadêmico.
Dentro desta concepção, a IES, vem procurando construir uma política capaz de articular as iniciativas dos seus diversos setores acadêmicos, buscando uma prática extensionista consoante aos desafios oferecidos pela realidade na qual se insere.

A Extensão no curso é desenvolvida atendendo as demandas acadêmicas e da comunidade externa. Esta é apresentada na forma de cursos, jornadas , simpósios, palestras, assessorias e consultorias, prestações de serviços ao setor produtivo da comunidade, atendimentos específicos,  atividades esportivas de cultura e lazer, entre outras.

São consideradas como atividades de extensão universitária:

Educação continuada (realizada de forma presencial, semi-presencial ou a distância): cursos de extensão, difusão cultural, atualização e temáticos de curta duração;

Eventos técnico-científicos: organização de congressos, fóruns, encontros, seminários, ciclos de debates, simpósios, mesas redondas, conferências e similares, oficinas e workshops;

Eventos artístico-culturais: concertos, oficinas, exposições, mostras, salões, espetáculos, festivais, recitais, shows e similares;

Prestação de Serviços: Assessoria, consultoria, etc.

_____________________________________________________________________

ATIVIDADES DE EXTENSÃO DESENVOLVIDOS PELOS ACADÊMICOS


VISITA TCMA

No último dia 04 de junho, os alunos do curso de Agronegócio, visitaram a empresa TCMA na cidade de Uberlândia e puderem visualizar todas as etapas de beneficiamento do algodão.









Parabéns aos alunos que participaram de mais este evento.






Aguardem, pois teremos mais para este ano.









JUNIPAC














VISITA AGRISOW 2011




Comunidade acadêmica do Curso de Agronegócio, no próximo dia 06/05 estaremos promovendo visita técnica à AGRISHOW 2011.
Os alunos e professores interessados devem procurar a coordenação de curso para efetivarem sua participação em mais este evento!!!



VISITA: MA SHOU TAO
No próximo dia 17/02, iremos realizar visita técnica a MA SHOU TAO Agricola. O Ma Shou Tao é o maior evento técnico bianual, que acontece no Brasil Central.












Apresentação dos Projetos Interdisciplinares
Parabéns a todos, professores e alunos, em mais apresentação dos Projetos Interdisciplinares, realizada no ultimo dia 08 de setembro no Acropole...Que seja sempre esse sucesso.
Agradecemos a todos!!!
























JUNIPAC