quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

UFU vai adaptar Nelore ao Cerrado

Programa colocará no mercado uma linhagem de zebuínos puros de origem com a marca da universidade
Um programa sustentável de criação e aprimoramento genético de gado nelore adaptado ao cerrado será desenvolvido pela Universidade Federal de Uberlândia na Fazenda Capim Branco, na zona oeste da cidade.

Um dos objetivos é pôr no mercado uma linhagem de zebuínos puros de origem (PO), marca UFU e, por meio de cruzamentos com animais desta linhagem, melhorar a qualidade do nelore criado no Triângulo Mineiro.

O projeto “Pecuária sustentável – Nelore do Portal do Cerrado” ainda não tem data para ser implantado, pois a universidade depende de verbas para a construção de piquetes e curral antiestresse, além de reforma de pastos da fazenda. Segundo a idealizadora do projeto, a professora de melhoramento genético Carina Ubirajara, o investimento inicial será cerca de R$ 240 mil.

O programa vai gerenciar uma empresa rural que se sustente e não agrida os animais. “Não adianta desenvolver uma tecnologia que não possa ser usada pelos produtores da região. O nosso foco é transferir a tecnologia e vê-la aplicada no mercado”, disse.

A intenção da pesquisadora é otimizar o potencial econômico da pecuária, mas de maneira sustentável, respeitando o bem-estar animal e a preservação ambiental.

A fazenda vai criar machos de seleção para melhorar as características do rebanho da região, como obter uma carne mais macia e precocidade sexual e de abate.

As matrizes e o sêmen virão de criadouros particulares já reconhecidos no mercado, por meio de parceria entre a UFU e entidades como a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), além do apoio da Embrapa, Sindicato Rural de Uberlândia, Emater e Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais.

Rebanho terá ranking

A UFU vai fazer também a avaliação de performance de touros. Anualmente, até 60 touros de produtores da região passarão por testes genéticos na UFU. “Há uma defasagem muito grande de informações genéticas nos rebanhos. Os produtores não sabem exatamente quais as características dos animais. Sabendo isso, é possível melhorá-lo”, afirmou.

Os melhores animais selecionados pelos testes farão parte de um ranking por meio do índice UFU, que poderá ser usado em leilões.

Parte pedagógica

 fazenda será usada por alunos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, em disciplinas ligadas à saúde animal e produção de gado de corte, além de administração de empresa rural e economia de agronegócios. Também estão previstos cursos e treinamentos para profissionais da região.

Saiba mais:

Programa “Pecuária sustentável – Nelore do Portal do Cerrado”
Para conhecer procure a Faculdade de Medicina Veterinária da UFU, pelo telefone 3218-2228.

Fonte: Jornal Correio