segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Reino Unido investe em Agricultura Sustentável no Brasil

Projeto que prevê doação de R$80 milhões do governo inglês foi lançado em Brasília

 
Foi lançado oficialmente no último dia 14, o projeto “Agricultura Sustentável para o Desenvolvimento Rural”. Com a presença do embaixador inglês Alex Ellis e outras 140 autoridades brasileiras e britânicas, o lançamento ocorreu no auditório da Embrapa, em Brasília. A Inglaterra vai investir R$ 80 milhões a fundo perdido (o recurso não precisará ser devolvido) no projeto.
 
O projeto, que vai beneficiar mais de 3.700 produtores rurais de 70 municípios brasileiros, tem como objetivo incentivar a adoção de práticas e tecnologias sustentáveis nas propriedades rurais do país, a fim de recuperar e proteger florestas, reduzir a emissão de carbono e aumentar a renda no meio rural.
Segundo o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, “o produtor rural é o grande beneficiado com isso, pois terá água para cultivar sua produção. Ao mesmo tempo, o consumidor também tem benefícios quando oferecemos produtos de boa qualidade a preços mais baixos”.
 
Além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), está envolvido na iniciativa o Ministério do Meio Ambiente, da Alimentação e dos Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido. O Fundo Internacional para o Clima, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será responsável pela gestão e implementação técnica.
Os editais de seleção das unidades demonstrativas devem sair dentro de seis meses, e os produtores vão receber financiamentos para custear os serviços ambientais e a implantação das unidades. Serão beneficiados produtores de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
 
Fonte: www.camaru.org.br