quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Banco de adubos verdes beneficiará pequenos produtores


Os pequenos agricultores da região norte do Piauí, principalmente os instalados no Distrito de Irrigação dos Tabuleiros Litorâneos e que trabalham com fruticultura orgânica, têm agora a perspectiva de reduzir os custos na produção com dependência quanto aos insumos externos.
Um banco ativo de sementes de adubos verdes está sendo estruturado na Unidade Experimental de Pesquisa da Embrapa Meio-Norte, no município de Parnaíba, a 348 quilômetros de Teresina, com várias espécies.

No banco, instalado numa área de um mil metros quadrados, estão sendo testadas e adaptadas leguminosas anuais e perenes, além de gramíneas, às condições de clima e solo da região. A lista de espécies é extensa e vai de feijão-de-porco a sorgo granífero. Num primeiro momento, o banco vai atender às necessidades dos projetos de pesquisa da própria Unidade. (Leia mais)

Na segunda etapa, a  Embrapa, além de repassar as sementes, vai também orientar os pequenos agricultores no processo de produção e uso das tecnologias. Mais adiante,  eles serão estimulados  a mostrar experiências e ideias que contribuirão na construção de novos bancos e ações de pesquisa orientadas pelas demandas identificadas nos grupos.

Mas o objetivo maior mesmo, segundo o analista em agronomia Mauro Teodoro, que coordena o trabalho, é criar uma central de distribuição de sementes, através de um grupo de pessoas na agricultura familiar. “Pensamos em um grupo organizado que possa multiplicar as sementes e repassá-las com autonomia a outros pequenos agricultores”, explica.

Didaticamente, Mauro Teodoro explica o que é adubação verde: “É uma técnica que consiste no plantio de espécies nativas ou introduzidas, cultivadas em rotação ou consórcio com culturas de interesse econômico. As espécies podem ser de ciclo anual, semi-perene ou perene e, por tanto, cobrem o terreno ao longo de alguns meses ou durante todo o ano. Após o corte, podem ser incorporadas ou mantidas em cobertura sobre a superfície do solo”.

As funções da adubação verde têm uma importância fundamental na agricultura. Vejamos, segundo o analista, algumas delas: “Protege o solo das chuvas de alta intensidade; mantém a taxa de infiltração de água no solo elevada; promove grande e contínuo aporte de fitomassa; aumenta a capacidade de retenção de água no solo; recupera solos degradados: promove o aporte de nitrogênio através da fixação biológica: e cria condições ambientais favoráveis ai incremento da vida biológica do solo, dentre outras”.

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
86 3089-9118
fernando.sinimbu@embrapa.br