quinta-feira, 25 de abril de 2019

PALESTRA: Marketing Pessoal: como usar ao seu favor


No dia 24/04/2019, Fernanda Dias Lopes, que é formada em Publicidade e Propaganda e atua como Consultora e Palestrante na área de Marketing Digital, ministrou a palestra intitulada “Marketing Pessoal: como usar ao seu favor” para os alunos do 4º e 5º período do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio.

A Fernanda iniciou sua palestra se apresentando e comentando como o Marketing influenciou e continua a influenciar sua vida, quais são as estratégias que ela adota para utilizá-lo ao seu favor no dia-a-dia e como ela lida com as redes sociais, diferenciando o que é voltado para uso pessoal e o que pode ser exposto como forma de divulgação de um trabalho ou de sua profissão.
            Foram apresentados dados sobre o crescimento econômico, com destaque para o setor do Agronegócio, que possui um papel expressivo na economia nacional. Estes dados foram explorados como exemplos práticos para os alunos entenderem quais estratégias de marketing eles podem adotar em suas vidas profissionais.
            Na sequência foi apresentada a definição de Marketing Pessoal e a palestrante separou algumas dicas importantes que irão auxiliar no desenvolvimento pessoal dos alunos, incentivando-os a expressar melhor a sua imagem e vender os seus serviços e/ou produtos. Foram exemplos de dicas:
1º - Não se deve incorporar um personagem para entrar em contato com o cliente. A dica é agir com naturalidade, ter bom senso e equilíbrio.
2º - Ser pontual, demonstrar que é uma pessoa comprometida e interessada no assunto.
3º - Demonstrar seriedade, autoconfiança, transparência e sinceridade.
4º - Ficar atento à postura corporal e conversar olhando para os olhos do cliente.
5º - Vestir-se de acordo com a sua profissão, cargo e situação a ser vivenciada.
6º - Seja proativo, tenha a iniciativa de se antecipar aos problemas.
7º - Conheça seus pontos fortes e fracos, e determine quais são as limitações que você necessita superar.
8º - Tenha empatia e ouça o que seu cliente e seus colegas de trabalho têm para dizer ou opinar.
10º - Atualize seus conhecimentos e acompanhe as principais notícias.
            Ao final, a palestrante Fernanda Dias Lopes, dedicou um tempo para sanar as dúvidas e questionamentos dos alunos sobre o assunto.
            A professora Fernanda Gatti agradece à palestrante Fernanda Dias por ter se disponibilizado a apresentar um assunto tão importante para a disciplina de Consultoria em Agronegócio, e por ter trabalhado o tema de forma dinâmica e interativa com os alunos do curso de Tecnologia em Gestão do Agronegócio da Faculdade UNIPAC Uberlândia.